Devaneios e Loucuras

Simples verdades mentirosas e ilusões verdadeiras!

Minha foto
Nome:
Local: Mogi das cruzes, SP, Brazil

Intensidade e espontaneidade, assim a poesia acontece.

terça-feira, outubro 10, 2006

Perguntas difíceis- 2

Penso, logo existo. Por quê?
Se pensar é existir, e existir é igual a pensar (A=A) e o algo sempre existiu, ele é, de alguma forma pensamento. Não que seja apenas pensamento, mas que ele possui pensamento. Se ele possui pensamento, ele é alguma coisa. Será ele o próprio pensamento, a própria imaginação? Ou será ele algo que habita outro mundo e esse mundo está dentro da cabeça pensante dele? Seriamos nós seus Egos?
Assim sendo, existe um mundo igual a esse, ou quase igual, na minha cabeça, que daria origem a outras existências, e assim na cabeça de cada um? Quantos Universos!
Isso até pode ser concebível: As fases de evolução do universo podem ser comparadas com a fase do humano: o início do universo seria o bib bang, ou o momento em que a criança nasce e começa a experimentar, ou se comunicar (em forma de experiência) com o mundo. A racionalidade começa e assim vai se desenvolvendo até chegar na idade madura, quando cria seres racionais. Mas um dia morremos!
Existimos enquanto esse alguma coisa existiu, mas e enquanto existimos, o universo que há em minha mente e que morrerá quando eu morrer, se esse alguma coisa morrer, o universo que está dentro de mim também deixa de existir assim como o que eu vivo, então o algo que eu habito também, assim como o seu universo até chegar no Primeiro. Aonde está o Primeiro? E, se esse Primeiro existe Ele está em algum lugar? Se estiver não é só um “universo dentro da cabeça de outro algo”?
Isso torna-se praticamente inconcebível! Se não houve começo sempre existimos, tudo o que é, e também o que não-é, sempre existiu. É eterno. Não precisamos temer a morte porque não morreremos! Não existe a morte! Ou isso é concebível?
Se tudo sempre existiu, de onde vem as coisas que ainda não existem? De onde veio o carro, na época antes de ser pensado? Veio do pensamento (?)!
Então, se veio do pensamento, o “Algo” que é eterno, o “alguma coisa que sempre existiu” é pensamento.
O pensamento é a imaginação que vem à partir de algum concreto, de algum mundo concreto. Sendo assim, realmente somos pensamento de alguém!
Ou o pensamento pode existir por si?